quinta-feira, 9 de agosto de 2007

O porquê do Futebol.

Sou Gustavo.
Sou brasileiro.
Consequentemente, sou apaixonado por futebol.
Confesso que demorei um certo tempo a gostar do esporte, até os meus 6, 7 anos, era completamente alienado da paixão brasileira.
Nesta época, passei por situações de achar que após o gol, o companheiro do time que estufava a rede de alegria, após a marcação do tento, estaria, sempre, invariavelmente, aumentando o placar para o seu time.
Achava que não valia gol contra. Não entendia as regras. Queria me lascar do que era impedimento. Impedimento. Que piada.
Porém, pouco pela minha família, também pela ânsia de fazer amigos na escola e no prédio que morava, resolvi me entregar, ao que eu chamo de maior e melhor esporte de todos os tempos.
Me achei com a pelota. peguei o jeito e fiz parte de diversas escolinhas, e times, peladas, e torneios, e campeonatos existentes.
Virei um doente mental. Até hoje não bato bem.
Mas não sou fã de números, por informações, mercado da bola. e Sim pelo JOGO. Pelas figuras.
E, finalmente, pelas características de cada partida. Vou explicar por quê.
Minha paixão se consolidou no 1° jogo de campeonato da minha vida.
Eu fazia escolinha de futsal na vila isabel. Toda quarta e sexta, íamos correr atras da bola numa molecada gente fina. Adorava tudo e finalmente depois de duas grandes semanas de treino, fomos convidados para esquentar e treinar o time titular da AABB, que estava se preparando para o paranaense pré-mirim.
Fiquei alucinado. estava louco para jogar minha partida oficial. Fui dormir na minha vó, e junto com um priminho meu, (que hoje já é muito maior que eu) fiz um cartaz escrito gol, para que ele expusesse no momento em que eu marcasse o tento.
Acordei cedo, tomei café, e fui pro jogo. Estava nervoso pra caramba. Era minha primeira partida oficial. Então, cheguei na quadra entreguei minha carteirinha aqueci dei uns chutes comprimentei a galera desconhecida. falei com o treinador e ele não pensou duas vezes. Me colocou no banco. E fiquei lá. Sentado. Emputecido. Porra! era meu primeiro jogo oficial, e esse F$%# da P*&%% de treinador nem me coloca pra jogar.
Intervalo de jogo. 4x0 pra AABB. Uma piada. minha cabeça já havia parado de xingar o treinador. Estava na verdade agradecido. Pelo menos, não estou passando vergonha, eu pensava.
Começou o 2° tempo. 5 a 0. 6 a 0. 7 a 0. Eu já estava lendo um gibi do cebolinha que tava no bolso do meu casaco, quando o professor Fábio ( o técnico filho de uma ... que eu estava xingando ) me chamou pra entrar. Eu queria me esconder. Tá louco? entrar pra isso aí?
Não podia fazer nada. Só sei que entrei. e não lembro de nada fora um lance. UM ÚNICO LANCE.
Eu correndo pela direita, recebo na entrada na área, o goleirão saiu eu "pentchei" a bola pra cima dele. Caiu sentado. Entrei dividindo com o zagueiro. E fiz o Gol. GOOOOLLLL!!!. e ainda por cima meu. olhei pra torcida, o meu cartaz roxo sendo mostrado, saí dançando, fiz um peixinho no chão, virei cambalhota. Pulei de alegria. Era o meu primeiro jogo oficial. 1x0 pra mim. no contexto geral, 8x1 pra eles. Saí feliz da vida. Ganhei um abraço do primo. Um sorvete do pai. Um brinquedo da vó. Um gol e uma ótima lembrança pra casa.
A partir daí, só alegria.
Até hoje o futebol, pra mim é fascinante , pelo simples motivo de trazer consigo peculiaridades e aspectos únicos, em cada partida, cada lance.
Existem milhares de histórias que vivenciei em jogos jogando e torcendo, que deixarei para outras postagens. Me contentei em apenas explicar por que gosto tanto do Esporte.
Afinal, sou brasileiro.
Sou Gustavo.
E sou apaixonado pelo futebol.

Nenhum comentário: