domingo, 12 de agosto de 2007

Filme. Direito. Política. E, Brasil.

Adoro cinema.
Com exceção de filmes de terror, assisto todo e qualquer tipo de gênero. Apesar de não entender bulhufas, adoro ver a obra e falar mal dela.
Porém este filme, o qual vou escrever me surpreendeu. Muito bom. Além de tratar de milhares de temas que eu considero importante, que gosto de discutir, e que prometi sempre citar neste blog.
Vou traçar algumas palavras sobre uma obra que eu vi, que até por sinal, segundo um grande amigo meu, quase foi indicado ao Oscar, porém, devido ao seu conteúdo crítico, nem chegou perto de Hollywood.
O nome da Película é "Quanto vale ou é Por quilo."
Um filme de Sergio Bianchi, um paranaense que mora em São Paulo, que faz uma leitura sobre o Terceiro setor no Brasil.
Aos amantes apenas do cinema pipoca sem compromisso, não recomendo.
Apesar de ter um ar de documentário, é uma ficção, mas mto compatível com a realidade. Um chute na cara da politicagem e do Brasil. O filme critica a formação de ongs que, muitas vezes, ao inves de ajudar o necessitado, faz com que essa terceirização do serviço estatal nao funcione, seja com desvio de grana, mau comportamento dos contribuentes, etc....
A minha opinião sobre o terceiro Setor, tornou-se consolidada, após assistir o filme.
Além de tirar a responsabilidade do Estado para garantir as condições mínimas à sociedade, Desvirtua o objetivo dos investimentos para o acesso do necessitado às garantias básicas constitucionais.
Pois ao invés da aplicação direta do Poder público, ao Estudo, saúde, etc. O dinheiro é aplicado na Ong, que para manter-se tem gastos, com combustível, luz, computadores, "voluntários"etc. As vezes chegam ao cúmulo de possuírem encargos trabalhistas.
O terceiro setor, criado, para auxiliar o Estado na preocupação em manter as condições mínimas do brasileiro, tornou-se titular desta tarefa.
Resumindo. Surgiu mais um degrau nesta pirâmide chamado Brasil, colocando o cidadão, o necessitado, mais embaixo. E o pior, agora o Estado ainda pode simplesmente se eximir da culpa.
O filme é foda..
Trata de preconceito e de postura social do brasileiro de uma forma brilhante.....
quem puder veja.....
e me diga o que achou.

Um comentário:

Anônimo disse...

dae meu, to instigado pra ver esse filme. sera que é facil de encontrar?
abraço